Português





PIÃO 
Características 
Também chamado de pinhão, esse objeto cônico, geralmente de madeira e com ponta metálica, gira com velocidade ao ser lançado com a ajuda de um cordão enrolado ao seu redor. Ele possibilita diferentes movimentos, como o giro sobre o próprio eixo num mesmo ponto e a jogada de vida ou morte, em que é lançado sobre outro com o objetivo de derrubá-lo.

Origem 
Os primeiros piões remontam à Antiguidade, sendo que na Grécia eram chamados de strombos e, em Roma, de turbos.







A bola de futebol chegou ao Brasil em 1894, trazida pelo inglês Charles Miller(Marketing EBC)



















ORIGEM DOS BRINQUEDOS

A história do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem! Acredita? Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.
A viagem pela história dos brinquedos nos permite percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.
Originalmente, os brinquedos de todos os povos são originários da indústria doméstica, daquela que se constituía em pequena escala e atendia às necessidades particulares. Uma indústria que não acabou e que até hoje se desenvolve é a dos brinquedos artesanais.

Outra coisa legal é que os brinquedos oferecem possibilidades de experiências variadas, dependendo do material de que forem fabricados - madeira, espuma, ferro, pano ou vinil -; da forma ou do desenho - bonecas bebês ou adultas -; do aspecto tátil (relativo ao toque, ao tato) - bichos de pelúcia ou de borracha -; da cor - panelinhas cor-de-rosa ou pretas; do cheiro e dos sons que porventura emitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário